segunda-feira, 22 de junho de 2009

Primeiro Post: apresentação

Em se tratando do primeiro post, não posso deixar de pautar o motivo da criação deste blog. Na verdade, fui mais na onda “todo mundo tem” do que na real finalidade. Entretanto, já que o filho está criado, que seja, no mínimo, idiota (se não for útil); apesar disso, tentarei discutir interesses meus, atividades, fatos marcantes, idéias vagas e implementar discussões.

Quanto ao título do blog, advém de uma das atividades de que gosto muito: estudos em fonética. É claro que isto é uma paixão, mas não é obstinação e também não quer dizer que eu faça fonética (apenas estudo). Portanto, leitores, muito dos assuntos tratados aqui serão indagações sobre a “orquestração da fala”, como diria uma das maiores pesquisadoras da área no Brasil, Profª. Eleonora Albano. “Percebendo e Produzindo” refere-se, então, à percepção e à produção da fala, mas estende-se a tudo que está aí e que muitas vezes percebemos, mas não produzimos nada a partir dessas experiências. Precisamos urgentemente aprender a refletir criticamente sobre as coisas e principalmente a receber críticas, implementando as modificações nos nossos pontos de vista. Começo a fazer isso agora!!!

Outro fato que se deve como causa da criação deste blog é a minha entrada no curso de Direito neste ano. É também por isso que escreverei aqui, já que em uma turma de quase 70 alunos é quase impossível discutir seriamente sobre alguma coisa, embora muitos se esforcem. No âmbito direito da coisa, não sei ainda o que aparecerá por aqui, mas assuntos não faltarão e polêmicas possivelmente surjam. O fato é que tem de ser assim!!!

Por fim, algo mais criativo talvez se orquestre por aqui, sugestões de tópicos são bem-vindas e esperadas. Para terminar, quero dar créditos aos blogs da Alícia (http://naocomplicaalicia.blogspot.com/) e da Jana e Teresinha Brandão (http://www.teardesentidos.blogspot.com/), inspiradores na criação do meu.


Orquestre-se. Publique-se

4 comentários:

Chris disse...

Querido Magnun
Parabéns por este blog. Perfeito, perfeito. Que te traga muita alegria. Um grande beijo, Chris.

Tear de Sentidos disse...

Magnun, querido! É com atraso (rsrsrs!!! Feio isso, não?), mas com profundo prazer (olha a aliteração aí para objeto de estudo!!!!!) que vejo surgir um blogue com o objetivo de trazer à discussão questões relativas à linguagem, literatura, e educação de um modo geral!
Agradecemos (Jana e eu) pelo carinho demonstrado! Somos parceiros! Bem-vindo ao mundo "virtual"!
Um bj carinhoso! Tê!

rosa pena disse...

Feliz Natal..
obrigada pelo carinho
rosa

Ezequiel Martin Barakat disse...

Gostei muito do seu blogue :)) amo o portugues...mais falo muito ruim..Abrazos! Ezequiel